Quarta feira, dia 28 de Setembro de 2011, aquela que seria apenas mais uma tarde de trabalho, para o Guarda Municipal Marcelo Mendes Virgílio, em sua missão de zelar pela paz, em uma escola municipal de Belo Horizonte, por pouco não se transforma em uma tarde de terror.

O país ainda reverberava a tragédia, na qual um garoto, de posse de uma arma de fogo, pertencente a seu pai, um também agente de Segurança Pública, alvejara sua professora para, em seguida, tirar a própria vida, nas dependências da escola que frequentava.

No entanto, para a felicidade do GM Virgílio, uma conjunção de fatores contribuiu para um desfecho de ocorrência muito mais desejável. Em seu elogiado relacionamento com os freqüentadores daquele local, entre professores, pais e alunos, este guarda vem, merecidamente, conquistando sua confiança.

Não por mero acaso. Há cerca de três anos, ele pratica Aikido sob a orientação do conhecido Sensei Lagares. Para os desconhecedores é preciso informar, Lagares é Coronel QOR da PMMG e não outro, senão o fundador do bem sucedido Policiamento Comunitário.

Mais do que técnicas, que de fato são ideais para a atividade policial, o Aikido contribui também com o fortalecimento interior, com o equilíbrio e o constante aperfeiçoamento do ser humano, através do exercício da evolução contínua.

Não por coincidência o autor da filosofia e pioneiro na implementação prática do Policiamento Comunitário é também o introdutor do Aikido, na Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.

Discretamente alertado pelos alunos, de que um garoto de apenas 11 anos portava uma arma de fogo, o GM Virgílio identificou o jovem à distancia e, sem descuidar dos princípios táticos, procedeu à abordagem, ao que o menino foi rapidamente desarmado, sem sofrer qualquer violência, ou mesmo constrangimento.

Surpreendido, o pequeno estudante começou a chorar, no que foi consolado pelo guarda: “Calma, você cometeu um erro e precisamos consertar. O perigo era uma criança como você estar com um revolver na cintura”.

Em seguida, o GM Virgílio chamou uma viatura Tático Móvel, da 17ª Cia, do 34º BPM, a quem confiou o menor e a arma, um revolver calibre 38, com 4 cartuchos intactos.

A ocorrência, de boletim número 1351351, foi encaminhada ao Conselho Tutelar Pampulha e à 14ª Delegacia Noroeste.

Ao Guarda Municipal Marcelo Virgílio, nos da Escola BuTokuDen manifestamos nosso sincero reconhecimento de seu esforço por sua evolução, como profissional sim, mas acima de tudo como Ser Humano.

Na nossa opinião, esta ocorrência foi um exemplo perfeito do Uso Adequado da Força.

BuTokuDen.