Nos dias 15, 16 e 17 de Novembro de 2013, nossa escola BuTokuDen sediou um evento que certamente ficará marcado na história, por motivos bem especiais.
Na sexta feira, dia 15, foi realizada a abertura do “Seminário Belo Horizonte de Aikido”, organizado pela Federação Mineira de Aikido e pela Escola Bu Toku Den, em cuja oportunidade Alcino Lagares Côrtes Costa se apresentou diante de uma banca examinadora, tendo sido aprovado ao 5.º Dan (a 5ª elevação do grau de faixa preta) em Aikido.
Trata-se da primeira vez que um Policial Militar brasileiro atinge tal graduação nesta belíssima Arte Marcial, cuja especialidade é a harmonização de conflitos e a defesa da cidadania.

Para tanto, a Banca examinadora foi composta pelos mestres Breno Paiva de Oliveira Filho, 6º Dan e Agnaldo de Almeida 5º Dan (que vieram de Ribeirão Preto, SP ), além de Claude Noel Walla, 6º Dan (Diretor Técnico da Federação Mineira de Aikido).
O evento foi abrilhantado pelo Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais, sendo seus integrantes os sargentos Job Lopes, Hudson, e Jefferson Luiz, e os soldados Orbe, e Orestes.
Na cerimônia de abertura do seminário, o quinteto executou o Hino Nacional Brasileiro.

01

A apresentação, aberta ao público, aconteceu na sede da Escola BuTokuDen de Aikido e Uso Adequado da Força, situada à rua Ituiutaba, 363, no bairro Prado, em nossa capital, e constou de demonstrações de técnicas a mãos livres, com espada (Bokken), e com Bastão (Jo).
O Sensei Lagares apresentou formas de artes marciais antigas, das quais se originaram as técnicas do Aikido, tais como: Ken Jutsu Kashima Shin Ryu (técnicas com espadas), Jo Jutsu Musso Ryu (técnicas com bastão), e Daito Ryu Aiki Jutsu (técnicas a mãos livres, inclusive contra armas).
Sua apresentação, com exposição pedagógica, incluiu as atuais formas técnicas e a filosofia do Aikido, bem como os conceitos de “Ki” (uma força do espírito que unifica a mente e o corpo), de “Ai” (harmonia), e de “Do” (caminho, em sentido filosófico) da palavra “Aikido”.
Demonstrando a harmonia e a gentileza possíveis na arte marcial, o sensei Lagares apresentou várias técnicas, juntamente com a senhorita Larissa de Assis, ao som e ao ritmo do Tango “La cumparcita”, executado pelo quinteto de sopro da PMMG.
Ao término da avaliação, o oficial foi aprovado por unanimidade da Banca Examinadora ao 5.º Dan.

02

No sábado, os treinamentos começaram com uma belíssima aula do Sensei Lagares, sobre o tema “Tachi Dori-Tai Jutsu”;

1

Em seguida tivemos uma excelente aula com o Sensei Breno, sobre o tema “Ushiro Kubi Jime”;

24

À tarde a primeira aula foi ministrada pelo Sensei Agnaldo, que trabalhou com maestria sobre o tema “Shomen Uchi”

31

A segunda aula da tarde foi dirigida pelo Sensei Claude, cuja precisão e elegância já são notórias características. Seu tema foi “Aikido Oyo Waza”;

23

No domingo, pela manhã, tivemos mais uma animada aula com o Sensei Breno, que novamente explorou o tema “Ushiro Kubi Jime”;

14

Em seguida, tivemos mais uma bela aula com o Sensei Claude, desta vez abordando o tema “Tanbo”.

47

À tarde, no domingo, tivemos 3 exames de graduação em Dan.
O primeiro a se apresentar foi o militar Alair Medeiros, aluno do Dojo Bushido, de Contagem. Alair foi aprovado por unanimidade para a faixa preta, Shodan;

50

O segundo a se apresentar foi o Tenente PM Renilson Guido, aluno do BuTokuDen, e professor de Defesa Pessoal Policial, na Academia de Polícia Militar. Renilson foi aprovado por unanimidade à faixa preta, Shodan;

51

O terceiro a se apresentar foi o faixa preta Marcelo Eugênio. Marcelo é um dos Sensei residentes de nossa escola BuTokuDen, e foi aprovado por unanimidade à segunda elevação da faixa preta, Nidan.

52

O evento se encerrou com a satisfação dos participantes, que juntos suaram seus Dogi, renovando os votos dos perseverantes, os que creem ser este um caminho para nos tornarmos pessoas melhores e assim contribuirmos para uma sociedade evolutiva.
Agradecemos imensamente a todos aqueles que colaboraram para que pudéssemos realizar tal evento, fortalecendo-nos no caminho.
Muito obrigado à Polícia Militar de Minas Gerais, que através da APM, comandada pelo Sr. Cel Brasil, propiciou a participação do Conjunto de Sopro da Orquestra Sinfônica da PM, enobrecendo tanto o momento cívico, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, quanto a própria apresentação de nosso Sensei Lagares;
Muito obrigado ao Clube dos Oficiais da PMMG, cujo presidente, o Sr. Cel Piccinini, nos dá a cada oportunidade a consciência de sua árdua labuta, na defesa da cidadania e do bem viver de nossos cidadãos;
Muito obrigado a todos os alunos que tanto colaboram, seja prontificando-se para bem recebermos os visitantes, quer para tantas outras demandas, as quais se fazem necessárias para viabilizarmos tais eventos;
Muito obrigado ao nosso mestre de cerimônias, Horácio, cujo timbre de voz cada vez mais se torna um traço de identidade da própria Federação Mineira de Aikido;
Muito obrigado aos grandes mestres Agnaldo, 5º Dan; Breno, 6º Dan; e Claude 6º Dan, cujos conhecimentos tanto nutriram a sede de saber de nossos dedicados estudantes;
Muito obrigado a nosso grande mestre, o Sensei Lagares, líder da FMA, grande inspiração e exemplo de dedicação, sabedoria e correção; cujo espírito irradia inesgotável fortaleza; cuja obra remete à grandiosidade, menor porém que sua humildade.
Sensei Lagares, a Federação Mineira de aikido e, em especial, a Escola BuTokuDen, agradecem imensamente por sua bondade e dedicação!
Domo Arigatou Gozai Mashita!