Um bom exemplo.

Na última quarta feira, dia 17 de Agosto de 2011, ocorreu uma situação ilustrativa.

O Guarda Municipal José Luis dos Reis Junior, descia a av. Haja Gabaglia, a bordo de uma viatura da Defesa Civil, quando percebeu a ocorrência de um crime. Dois homens agrediam um terceiro, sendo que um lhe aplicava uma “gravata”, enquanto o outro lhe tomava seus pertences.

Alguns cidadãos que por ali se encontravam e assistiam a tudo amedrontados, acenaram ao verem a o carro oficial.

Imediatamente, o GM Reis pediu que o motorista ligasse a sirene e encostasse a viatura.

Após imediata avaliação tática, o guarda percebeu que os criminosos estavam desarmados, embora empenhassem violência física contra a vítima, para roubá-la.

O GM aproximou-se cuidadosamente, enquanto verbalizou com firmeza, procurando convencer os suspeitos a cooperarem. Mas, percebendo que o agente da lei estava sozinho e desarmado, os suspeitos partiram para cima deste, tentando agredi-lo com socos, e pontapés.

Os agressores não imaginavam que, embora aquele guarda não parecesse grande, forte ou agressivo, o mesmo dispusesse de instrumentos eficazes para o Uso Adequado da Força. Acontece que nos últimos três anos, o profissional se dedicara como estudante de Aikido, sob a orientação de ninguém menos que o Coronel Lagares, sensei 4º Dan.

Quando o primeiro criminoso avançou bruscamente sobre ele, o reflexo de seu treinamento o fez avançar, antecipando o ataque do agressor, ao invés de tentar bloqueá-lo, como seria de se esperar. Se assim o fizesse, o agente da lei seria atropelado, pois o infrator era muito maior e mais pesado. No entanto, ao aplicar o princípio de “Irimi” (entrada tática), mantendo seu próprio centro de gravidade rebaixado, o encarregado de aplicação da lei lançou o grandalhão, de pernas para o ar, resvalando numa parede até se estatelar no chão, metros à frente.

Ao executar tal projeção, o Guarda Municipal, precisou amortecer sua própria queda, através de um rolamento protetor, enquanto o segundo delinqüente desferia um chute, tentando aproveitar-se da aparente desproteção do guarda. Porém, mais uma vez o dedicado treinamento trouxe recompensa, pois seu reflexo condicionado garantiu sua esquiva, acompanhada ainda de um “atemi”, confundindo o mal feitor e, instantaneamente, imobilizado-o com a barriga no solo, sob a ação de um “Ushiro Ude Garami”.

Tudo isso em questão de segundos.

As vítimas assistiram ainda ao primeiro agressor fugir assustado, abandonando o comparsa preso, impotente.

Vítima e testemunhas comemoraram, saudando aquele guarda, que teve ainda que conter os ânimos de alguns exaltados, evitando agressões contra aquele cidadão, infelizmente envolvido com o crime, e agora submetido à tutela do Estado.

Ao GM Reis, nós da Escola BuTokuDen, manifestamos nosso reconhecimento de seu esforço voluntário. Francamente acreditamos que, quando todos os Guardas Municipais de Belo Horizonte forem dedicados como você, nossa cidade será um lugar muito melhor para se viver.

José Luiz dos Reis Junior,

Nossos parabéns!

BuTokuDen