No dia 08 de Abril deste ano de 2017, o Sensei Lagares apresentou uma belíssima palestra sobre sua trajetória pessoal.
Contou sobre sua infância humilde no interior mineiro e a lembrança da imagem do próprio pai, um policial militar. Seu primeiro contato com a Filosofia e o começo de sua admiração pelas artes marciais.
O Sensei falou de seu ingresso, aos 16 aos de idade, como cadete na APM MG, do saudoso primeiro mestre de artes marciais e das suas primeiras realizações autorais, envolvendo programas esportivos e culturais como instrumentos de aproximação da comunidade para a gestão de Segurança Pública.
Lembrou de sua carreira de atleta e fatos inusitados, mesmo diante de sua reputação como mestre de Aikido.
Exemplos?
O Sensei Lagares foi campeão mineiro de salto em altura em 1965, igualando o então recorde mineiro.
O Sensei Lagares foi duas vezes campeão brasileiro de Judo, representando a PMMG.
Talvez possa parecer mais inusitado que isso saber que ele foi também o vencedor dos primeiros festivais da canção realizados em Governador Valadares, nos anos 60.
É claro, o Sensei falou da experiência em implementar e difundir a prática, amparada pela Filosofia do Policiamento Comunitário e sobre os enormes benefícios em se movimentar, de acordo com outra filosofia específica, o Aikido.
Absolutamente atenta, a plateia foi composta pelo próprio Comandante Geral, da PMMG; seu Estado Maior; Acadêmicos militares, de cadetes a intelectuais da Academia de Letras; diplomatas e representantes do Consulado do Japão em MG; além de convidados especiais.
Uma emocionante atividade de resgate histórico e fortalecimento das mais importantes referências para a transformação daquela policia que já teve como missão determinada a proteção do Estado, ainda que em detrimento da cidadania, naquela policia que queremos, defensora da dignidade e dos direitos humanos.
Investir na Filosofia do Policiamento Comunitário tem propiciado a humanização da polícia e o acolhimento do cidadão.
Investir em Aikido propiciará a harmonização de conflitos e a superação da violência.
Ao nosso Sensei Lagares,

Domo arigatou gozai mashita!