Nos dias 16, 17 e 18 de Maio deste ano (2014), tivemos a felicidade de sediar em nossa Escola BuTokuDen, mais um Seminário Internacional de Aikido.

Além de nossos grandes mestres, Sensei Lagares (5º Dan) e Sensei Walla (6º Dan), recebemos, da França, o Shihan Matoian (6º Dan) acompanhado de seu Uke, Sensei Edouard (4º Dan).

Tivemos belíssimas apresentações na sexta feira e maravilhosas aulas, durante o sábado e o domingo.

É maravilhoso perceber, e experimentar, em oportunidade tão condensada como um fim de semana, tamanha diversidade de formas e abordagens, de uma mesma Arte Marcial. No entanto, é ainda mais fascinante percebermos a essência comum, de tão aparentemente diferentes manifestações do mesmo Aikido.

Em Minas Gerais, estamos muito acostumados com a dinâmica do Sensei Lagares, cujas notórias características técnicas são a união entre a beleza dos movimentos leves e circulares, somadas à funcionalidade prática em combate. Não por acaso, o Sensei Lagares é a maior referência brasileira, no tocante às Artes Marciais aplicadas ao uso da força policial.

Já há mais de uma década, temos também a felicidade de aprender com o Sensei Claude Walla, cujos movimentos precisos e elegantes vêm influenciando gerações de praticantes, não apenas no Brasil e América do Sul, mas já tendo formado inúmeros faixas pretas na África, muito antes de brindar-nos com seu valioso conhecimento.

Agora, temos a oportunidade de estreitar nossos laços com o Shihan Matoian, que traz da Europa o estilo Kobayashi, cujos movimentos são, a um só tempo, belos, poderosos e insondáveis. Esteticamente bem diferentes, mas essencialmente semelhantes ao Aikido que praticamos aqui, e que vemos manifesto pelos maiores mestres do planeta.

Tão nobre oportunidade nos alegra o coração, nos enche de gratidão, nos reforça a dedicação ao treinamento e nos faz saudar a memória do grande mestre Morihei Ueshiba, O Sensei.

Domo Arigatou Gozai Mashita!matoian-2014

Link para fotos:

https://onedrive.live.com/?cid=13e855fee693f86f&id=13E855FEE693F86F!6340&Bsrc=Share&Bpub=SDX.SkyDrive&sc=Photos&authkey=!AkFmiOM-J4Bgif0